Pages

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Islândia: a erupção do vulcão

Tempo de Duração: 46 min
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DVDRip
Formato: Avi
Audio: Inglês
Legenda: -
Tamanho: 581 MB
Sinopse: A recente e devastadora erupção do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia perturbou em muito os céus da Europa, causando o encerramento de grande parte do espaço aéreo e deixando em terra centenas de milhares de passageiros de todo o mundo. As primeiras imagens da erupção do vulcão da Islândia foram captadas, em exclusivo, por uma equipa do National Geographic Channel (NGC) e vão ser exibidas em 'Mistérios da Ciência: Islândia - O Vulcão em Erupção', um documentário com estreia agendada para Domingo, dia 09 de Maio, pelas 20h00, no NGC e no NGC Mobile em Portugal.
À medida que as agências noticiosas iam dando conta dos avanços da nuvem de cinza, tendo em mente a situação de milhares de turistas e homens de negócios, uma equipa de filmagens do NGC - a única a documentar os acontecimentos desde o início - estava na Islândia, junto ao vulcão, para captar imagens impressionantes.
A equipa NGC conseguiu o primeiro acesso via helicóptero até ao topo do glaciar onde se encontra o vulcão, tendo documentado com imagens inigualáveis os acontecimentos dramáticos que ocorreram antes, durante e depois das duas erupções do vulcão: a primeira a 20 de Março e a segunda, de maior dimensão, a 14 de Abril. Foi um trabalho de risco, uma vez que tiveram que se aproximar da cratera que, a cada dez minutos, expelia fogo e cinzas num enorme rugido que saia do seu interior.
Esta erupção causou também cheias que inundaram as ruas e estradas locais. A nossa equipa pode documentar essa situação ao ficar presa numa dessas cheias. Chegaram mesmo a ter que conduzir através da densa nuvem de cinzas, sem qualquer luz e perdendo por completo o sentido de orientação. A certa altura, alguns elementos da equipa sentiram dificuldade em respirar, tendo mesmo que parar o carro quando a estrada desapareceu.
Este documentário histórico mostra-nos também outros acontecimentos muito importantes: as viagens da Guarda Costeira; depoimentos de testemunhas; a recolha de amostras de cinza e lava por parte de geólogos de renome; e a explicação dos factos científicos que estão por trás do caos que o vulcão causou e o seu impacto a nível global, como a paralisação do tráfego aéreo - o maior desde o 11 de Setembro.

Download

2 comentários:

Anônimo disse...

vc nao consegue a legenda?

Guilherme disse...

Posso atualizar este link novamente.