Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Xá da Pérsia - A Queda de um Homem

Tempo de Duração: 51 min
Ano de Lançamento: 2005
Qualidade: TVRip
Formato: Avi
Audio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 560 MB
Sinopse: Mohamed Reza Pahlavi, um dos monarcas mais controversos do século XX. O retrato de um homem, o futuro de uma das mais sensíveis regiões do planeta.
Desde a sua coroação em 1962, como Pahalavi I, até à sua morte em 1980, o Xá da Pérsia raramente estabeleceu a unanimidade. Educado no Ocidente, tentou fazer a transição entre a ditadura estabelecida pelo seu pai e uma monarquia constitucional, todavia através de métodos policiais muitas vezes criticados.
A sua ligação aos Estados Unidos e ao mundo ocidental em geral, a sua atormentada vida amorosa e os seus três casamentos, a sua insistência em reformas económicas e sociais financiadas pelas empresas petrolíferas e a sua ilusão de grandeza levam-no a ficar frente a frente com os poderes religiosos liderados pelo Ayatollah Khomeini. Forçado ao exílio, o Xá morre longe do seu país, que se tornou numa República Islâmica.
Um documentário poderoso, rico em imagens de arquivo e importantes testemunhos. Mas, sobretudo o retrato de um homem multifacetado que estava destinado a dirigir um país ainda hoje no centro da atualidade internacional.

Screen:


Nenhum comentário: