Pages

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quando os Portugueses se tornaram Brasileiros

Tempo de Duração: 41 min
Ano de Lançamento: 2007
Qualidade: TVRip
Formato: Avi
Audio: Português (Portugal)
Legenda: -
Tamanho: 441 MB
Sinopse: Foi a partir dos interesses existentes no Brasil que Portugal teve de definir a sua política futura
No último quartel do século XVI, Portugal estava mergulhado numa profunda crise política, econômica e militar. Debatia-se com a crise dinástica, a crise dos mercados do Oriente e o fracasso da estratégia de defesa dos portos marroquinos e da costa ocidental africana.
Aproveitando as fragilidades dos portugueses e dos espanhóis, com quem mantinham uma prolongada luta de emancipação territorial, os holandeses penetram nas vias de comércio das duas nações. E se até 1540, Portugal e a Holanda mantinham um relacionamento pacífico, quando se estabelece a união das duas coroas peninsulares, iniciam-se os conflitos no Brasil.
Depois de uma bem sucedida luta, os holandeses liderados por Maurício de Nassau, empurram a resistência para a bem defendida Bahia e estabelecem-se em Pernambuco, a capitania açucareira. É neste contexto que nasce uma guerrilha muito especial que congrega gente dos engenhos, proprietários portugueses, padres, escravos negros e índios que lutavam contra a ocupação holandesa.
A guerrilha, mesmo depois da restauração, mesmo depois das negociações tendentes a estabelecer a paz entre as duas nações e do regresso de Nassau à Holanda intensificou-se apesar das indicações contrárias do novo soberano português.
Essa "questão brasileira" tem uma particularidade: foi a partir dos interesses existentes no Brasil que Portugal teve de definir a sua política futura. Por outro lado, a libertação da colônia do domínio holandês é uma afirmação de maturidade política interna e não o resultado de uma negociação partida da metrópole sem ter em conta os interesses da própria colônia.

(Opção 01 - MEGA)
Copie e cole em seu navegador
https://mega.co.nz/#!uUgFBKJa!ONY667LU6cazFtJmW99i6mNfsR93yP9Bil4zkhN2ELQ


Screenshot:

2 comentários:

Iara Fagundes disse...

Oi o link deste doc está off line.

Guilherme disse...

LINK ATUALIZADO!