sábado, 27 de julho de 2013

Racismo

Tempo de Duração: 47 min cada
Ano de Lançamento: 2007
Qualidade: TVRip
Formato: Avi
Audio: Português (PT)
Legenda: -
Tamanho: 555 MB
Sinopse: Considerado hoje como uma violação dos Direitos Humanos, o racismo tem marcado consideravelmente a história da humanidade. Esta série documental que o canal Odisseia apresenta reúne uma interessante crônica das transformações que tem sofrido o conceito de "raça" assim como a história de discriminação de raças ou etnias na Europa, nas Américas, na Austrália e na Ásia. Cada episódio abordará uma etapa diferente e, assim, viajaremos desde as iniciais formas de escravatura condicionadas pela raça até às mais controversas hipóteses contemporâneas que vinculam raça e inteligência.

Episódio 01: Um Legado Selvagem
Analisando a evolução do racismo até à atualidade, este episódio mostrará como alguns dos genocídios do século XX (inclusive o massacre do Congo Belga) representavam uma nova fase do extermínio racial. Examinaremos as formas institucionalizadas de racismo como o Apartheid sul-africano e também viajaremos até aos Estados Unidos, onde o sistema tem reforçado a segregação racial nas escolas e na sociedade. Depois de considerar a ressurreição do conceito de raça com o controverso livro "A curva da campanha" -que gerou polêmica ao afirmar que os brancos eram mais inteligentes que os negros-, este programa terminará refletindo-se nos padrões da desigualdade que permanecem.

Download (Opção 01 - MEGA)
Download (Opção 02 - 1fichier)

Episódio 02: O Poder do Dinheiro
Este episódio examinará as atitudes que têm imperado em diversos períodos para conseguir marcar uma diferença entre humanos. Começaremos por estudar os escritos de alguns dos mais importantes filósofos e historiadores do Iluminismo. Além disso, avaliaremos as implicações das palavras do Antigo Testamento, incluindo a importância de "A maldição de Canaán" para o desenvolvimento do conceito de raça na Europa. Analisaremos, da mesma forma, o desenvolvimento do racismo como justificação para o comércio transatlântico de escravos e outras manifestações de contração racial ao longo dos séculos como a conquista espanhola das Américas e a consequente destruição das civilizações no "Novo Mundo".

Download (Opção 01 - MEGA)
Download (Opção 02 - 1fichier)

Episódio 03: Destino Fatal
Neste capítulo será feita a análise da forma como, no século XIX, se apoiava o significado do racismo com ideias científicas, com o intuito de lhe outorgar credibilidade. Durante esta época, a cultura intelectual europeia abastecia os novos territórios com colonialistas e imperialistas para assim reclamar o seu poder sobre eles, ao mesmo tempo que esmagavam a resistência e impunham as suas regras. E para isso, a ciência ficava a seu favor ao oferecer justificações teóricas da superioridade de uma determinada raça. Esta pseudo-ciência não fazia mais senão preparar o terreno para o princípio da "higiene racial", um dos conceitos que serviriam para justificar os genocídios do século XX, como o Holocausto.

Download (Opção 01 - MEGA)
Download (Opção 02 - 1fichier)

Screenshot:


Nenhum comentário: