sábado, 21 de setembro de 2013

A Centelha Humana

Tempo de Duração: 55 min
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DVDRip
Formato: Avi
Audio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 746 MB
Sinopse: Qual a natureza da singularidade humana? Onde "A Centelha Humana" surgiu, e quando? E talvez o mais interessante, por quê? Nesta série em três partes, Alan Alda aborda essas questões de forma pessoal, visitando dezenas de cientistas em três continentes e participando diretamente de várias experiências, incluindo o exame detalhado do seu próprio cérebro. Levando seu bom humor e curiosidade a conversas com pesquisadores, ele busca "A Centelha Humana", com arqueólogos descobrindo pistas em ossos fossilizados e ferramentas dos nossos ancestrais, primatólogos estudando os nossos parentes vivos mais próximos para descobrir o que temos em comum e o que nos diferencia e com neurocientistas analisando sua mente com as últimas tecnologias de mapeamento.

Legendas
https://mega.co.nz/#!BFNGTSYC!BQTUmVhmYLE-LmS09hv-Fn_FTY9CG_nsaSa7r-PpcmA

Episódio 01: Tornando-nos nós
Nas cavernas e grutas da região de Dordogne na França, Alan Alda vislumbra as espetaculares pinturas e esculturas que datam de cerca de 30.000 anos atrás, obras de arte que os arqueólogos consideram serem os primeiros registros de pessoas com mentes como a nossa. Quando esta arte foi criada, a Europa já havia sido povoada a cerca de centenas de milhares de anos, e milhares de gerações, por seres humanos que chamamos de neandertais.
Alan descobre, a partir de visitas a locais onde os neandertais viveram, que os eles eram tenazes e engenhosos. Mas eles parecem ter vivido da mesma forma por muito tempo, empregando uma tecnologia de ferramentas de pedra que pouco mudou ao longo de milênios.
As pessoas que pintaram as cavernas, nossos antepassados, eram surpreendentemente diferentes, possuíam o que chamamos de a “centelha humana”, capazes não só de arte, mas de tecnologia inovadora e comunicação simbólica.

(Opção 01 - MEGA)
Copie e cole em seu navegador
https://mega.co.nz/#!8UdwBAKK!D36YGGq336cWTgbMvxeWzClTx8p1GaErYjUq7ccms-8

Episódio 02: Tão humano, tão chimpanzé
Estamos separados de nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, por apenas um ou dois por cento de nossos genes - mas também por cerca de 6 milhões de anos de nossas diferentes trilhas evolutivas. Então, quando olhamos nos olhas de um chimpanzé, nos lembramos estranhamente de nós mesmos. Mas também estamos conscientes de que por trás daqueles olhos há uma mente muito diferente da nossa.
Alan Alda se propõe a explorar essa diferença, e rapidamente descobre que os cientistas que estudam os chimpanzés, e outros primatas não-humanos são, eles próprios divididos por diferentes visões de mundo.
Um campo enfatiza a continuidade entre nós, vendo tudo o que acreditamos estar presente exclusivamente na espécie humana, pelo menos de uma uma forma rudimentar, nos nossos parentes símíos, e até mesmo nos nossos primos primatas.
O outro campo vê uma descontinuidade abrupta em nossas habilidades, admirando os chimpanzés pela incrível adaptação ao seu ambiente florestal, mas concedendo à mente humana um status especial que nos permitiu conquistar o planeta.

(Opção 01 - MEGA)
Copie e cole em seu navegador
https://mega.co.nz/#!wcV0iZgQ!fb79F34e4-7KbLJMixMHPUCEJQULK4JU-toe8c9wEpU

Episódio 03: O cérebro importa
No cenário futurista do Laboratório de neuroimagem da Universidade da Califórnia, Los Angeles, Alan faz um escaneamento minucioso de seu cérebro, que para um homem de 70 anos está em boa forma. Esta imagem em 3 dimensões é o ponto de partida para uma pesquisa dentro de seu cérebro - bem como nos cérebros de todos nós - sobre os componentes essenciais da centelha humana, uma busca pelo que os dois últimos episódios têm revelado sobre os atributos que tornam os seres humanos únicos.

(Opção 01 - MEGA)
Copie e cole em seu navegador
https://mega.co.nz/#!pcVh2JzY!JdDb8jI4UhxhjofrmVVBRXyos08OTB8_fK3WgeK3Z_E

Extra: Cenas cortadas
(Opção 01 - MEGA)
Copie e cole em seu navegador
https://mega.co.nz/#!tdcHEJKS!CMZveBYH5E3wKkLgXlhYkyQLWIgYKqcThXCUfSQ6S7Y

Screenshot:

Nenhum comentário: