Pages

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Levantando do Chão - José Saramago

Tempo de Duração: 51 min
Ano de Lançamento: 2008
Qualidade: TVRip
Formato: Avi
Audio: Português (Portugal)
Legenda: -
Tamanho: 555 MB
Sinopse: Documentário inédito sobre a vida e obra do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago.
No dia em que se assinalam os dez anos da atribuição do primeiro Prémio Nobel da Literatura da Língua Portuguesa, a RTP exibe um documentário que retrata o percurso singular do escritor José Saramago, que se afirma "pessimista pela razão, otimista pela vontade".
Durante quase um ano, uma equipe da RTP reconstitui os pontos cardeais em que a vida e obra de Saramago se fundem, num trabalho que aborda a história do escritor português mais lido e conhecido do mundo.
Mais do que uma biografia, este documentário pretende divulgar ao grande público os momentos decisivos da vida de um homem que aos cinquenta e três anos não era ainda escritor.
Filho e neto de camponeses sem terra, José Saramago imigrou para Lisboa com dois anos. Grande parte da sua vida decorreu na capital, que serve de cenário a alguns dos seus romances.Mas durante a adolescência, foram muitas e prolongadas as suas estadias na aldeia natal, Azinhaga, Golegã, que o marcou para toda a vida.
Ficou célebre, o discurso que Saramago proferiu há dez anos na entrega do prémio Nobel, evocando com emoção os avós Jerómino e Josefa, que dormiam com porcos na cama, única forma de sobreviverem todos.
É um homem “Levantado do Chão”, título de uma das suas obras, e título escolhido também, para este documentário.

Download (Opção 01 - 1fichier)
Download (Opção 02 - MEGA)

Screenshot:

Nenhum comentário: